Um depoimento de rainha

A professora Norma Nunes de Carvalho, carismática, elegante, doce, atrevida e altamente irreverente, com esses atributos ela é apresentada e instigada a projetar a época de ouro para o momento presente. Ela usa um blazer vermelho e esbanja sua previsível e marcante presença. Sobre o papel da mulher na cultura, ela afirma seguramente que de 1969 para cá, a mulher está incomparavelmente mais empoderada que no passado.

Recorda que os concursos aconteciam no espaço Líder Social e eram prestigiados por personalidades como Charles Henry e Adilson Cezimbra, conhecidos socialites da região grapiúna. Professora e ex-primeira dama de Buerarema, Norma considera que os concursos hoje perderam muito de sua essência, principalmente pelas modificações corporais das concorrentes: “tudo ficou muito artificial”, sintetiza.

 

Denominada eterna miss entre seus conterrâneos, Denise de Fátima Carvalho foi Rainha da Cidade de Buerarema em 1977 e Rainha da Cidade de Itabuna em 1980. Neste último, explica, estudava no Colégio

Ação Fraternal de Itabuna, e foi convidada pelo próprio prefeito da época, Fernando Gomes, para que ela representasse o município. O desfile ocorreu à noite em um espaço situado na Avenida Itajuípe, e teve como madrinha Lilian Fornos (neta de seu Eurico Suzart) e seu intercessor de desfile foi o exigentíssimo e atencioso Charles Henry

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

No Concurso Miss Bahia, Denise ocupou o terceiro lugar representando Buerarema. Posteriormente, foi descoberto que a candidata a vencedora não preenchia o requisito de idade necessária para o título. Em razão disso, as demais candidatas não compareceram ao jantar de praxe, não parabenizaram a vencedora e caíram todas na piscina, como forma de repúdio à artimanha ocorrida. Com a projeção de Denise, muitas portas se abriram, ela tornou-se modelo por alguns anos de Ney Galvão, estilista e apresentador de tevê, nacionalmente conhecido.

Marcela Martins é a terceira entrevistada e esbanja carisma e espontaneidade. Curiosamente ela foi a última eleita para o posto, em 2008, não tendo havido concursos após aquele ano. Além de rainha da cidade, ela foi rainha dos motoristas e motociclistas (tradicional evento realizado em louvor a São Cristóvão). Ela sempre gostou de desfilar e tem paixão por moda.

Muitas mulheres que abrilhantaram Buerarema nos concursos de beleza são: Rita Célia Santa Fé (a pioneira), Gracinha de Coleto, Ivanete Rosário, Lucidalva Guirra, Dione Aragão, Sandra Magalhães, Ariane Ferreira, Andréa Suzart, Vânia Dantas, Meire Núbia, Reginete Chaves, Patrícia Poletti. Ana Paula Ambrósio, Adriana Sant’Ana, Sueli Pessoa, Maria Cristina Davi, Carla Silveira, Ariane Dantas, Bárbara Martins, entre outras tantas.

FOTO RAFAEL VILA MAUCO.jpeg

Rafael Guirra

24 anos, tem Buerarema como sua terra-mãe. Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é ator amador, agente cultural integrante da Casa de Cultura Jonas e Pilar e atual presidente do Instituo Macuco Jequitibá (2018 - atual)

jidebaldo.jpeg

Jidebaldo Souza

Natural de Juçari/Ba. Nasceu em 19 de junho de 1951. Foi professor da Rede Estadual de Ensino de 1980 a 2011. E na gincana foi Salomé do Passo Fundo... Seu maior brilho.