O Instituto Macuco Jequitibá é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na Casa de Cultura Jonas & Pilar, localizada na Avenida Góes Calmon, 21, no Centro da cidade de Buerarema - Bahia, em frente à sua principal praça, a Domingos Cabral.

 

Buerarema, em seus primórdios, tinha como nome Vila Macuco, pois a ave de mesmo nome, era abundante por aqui. Atualmente, extinta nesta região, restam as majestosas silhuetas dos jequitibás, nas serras que circundam a cidade.

 

A cidade, que cresceu às margens do Rio Macuco, o tem como paisagem não cuidada, servindo apenas para o escoamento de resíduos domésticos, sem o devido tratamento. Desse modo, a preocupação ambiental foi o principal motivador de fundação deste Instituto, que leva o nome dos dois maiores símbolos deste município.

 

A efervescência cultural ocorrida em Buerarema entre o final dos anos de 1970 e meados dos anos de 1990, destacou o município como celeiro cultural da Região Cacaueira, projetando-a para todo o Estado da Bahia.

 

Após período de ostracismo artístico-cultural e com extermínio das lavouras de cacau, pela vassoura de bruxa, nos anos 1990, a cidade entrou em um forte período de declínio socioeconômico, afetando também, suas produções culturais e a autoestima desse povo.

 

É neste cenário que surge o Instituto Macuco Jequitibá e que ressurge em 2012, propondo atuar em novas áreas: Cidadania, Cultura e Artes. Desde então, tem trabalhado mais ativamente com projetos de fiscalização e de educação ambiental da população, assim como tem trazido de volta a autoestima do seu povo por meio de produções culturais diversas, fomentando o fortalecimento e surgimento de novos grupos de teatro, dança, capoeira, de produção artesanal e da gastronomia local e regional. Além de promover o intercâmbio cultural, abrigando espetáculos de outras regiões.

 

Com todo o trabalho desenvolvido, o Instituto recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal em 2013 e, em 2014, alcançou o Título de Utilidade Pública Estadual. No mesmo ano, o Instituto foi a primeira entidade sem fins lucrativos a celebrar convênio com o município de Buerarema e com o estado da Bahia através do Programa Ações Continuadas, que desde então vem mantendo suas atividades.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Casa de Cultura

Na Casa de Cultura Jonas & Pilar funciona o Instituto Macuco Jequitibá, em imóvel cedido pelo cantor e compositor Marcelo Sanjuan Ganem e sua família. Atualmente, a Casa conta com: 

  • Sala de Teatro com 80 lugares, ocorrendo espetáculos de teatro, dança, música e cineclube. 

  • Sala de Leitura Antônio Lopes, com acervo da literatura local, regional e clássicos da literatura brasileira e internacional, além de acervo audiovisual. 

  • Galpão Ramon Vane, com capacidade de receber até 100 pessoas, onde são realizados espetáculos e oficinas diversas. 

  • O grupo "A Tribo: Arte e sensibilidade" e o "Grupo de Capoeira Raízes de Macuco", são grupos residentes desde a concepção da Casa e tem desenvolvido diversas atividades artísticas. Outros grupos também utilizam os espaços para apresentações, ensaios, reuniões e apresentações.