top of page

O Projeto

O Projeto Histórias da Vila Macuco ao longo de seus três anos de edição na Casa de Cultura Jonas e Pilar/ Buerarema, promove rodas de conversa com moradores da cidade de Buerarema (antes denominada Macuco), aborda temas específicos do município como arte, cinema, educação, política, dentre outros. 

 

O principal objetivo do projeto é contribuir para o resgate e preservação da memória da cidade de Buerarema, a proposta consiste no registro e construção da memória histórica através de relatos orais já gravados e agora disponibilizados nesta plataforma virtual com recursos audiovisuais e escritos. 

 

O projeto realizado pelo Instituto Macuco Jequitibá já fez parte da programação da 12ª Primavera de Museus e, surgiu como uma atividade do Projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar em 2018. Traz o panorama geral das Histórias de Macuco, nome advindo de uma ave abundante na região, a qual nomeia também, o rio que banha esta cidade.

 

Os temas abordados tratam das principais manifestações culturais e históricas que fazem parte da cidade, além de trazer aspectos sociais e políticos característicos da cidade de tantas lendas e tradição. 

O projeto já contou com a participação de convidados como o escritor e jornalista Antônio Lopes, a primeira parteira da cidade Dona Edite, a historiadora Rita Maria Souza, o professor Jidebaldo Souza, ex-prefeito e professor Solivaldo Andrade, Professora Aflaudísia, o líder religioso Joedson (Pai Joca), professora Bernadete Reis, o cantor e compositor Marcelo Ganem, a atriz Gal Macuco e Jal pintor. 

 

Os relatos de uma cidade vista pelos olhos de quem vivenciou as suas histórias com respeito e admiração. Assim, após estes três anos consecutivos de projeto, disponibilizamos para toda a comunidade bueraremense e para as pessoas que se identificam com este lugar: os vídeos, relatos, fotografias, nesta plataforma virtual para que se reconheçam e construam junto conosco mais um capítulo da nossa história.

Objetivo

 

Contribuir para o resgate e preservação da memória da cidade de Buerarema. Elevar a autoestima local e o sentimento de pertencimento da comunidade.

 
bottom of page